Branding

O que é gestão de redes sociais e como fazer?

A gestão ou o gerenciamento de redes sociais, ao contrário do que muitos pensam, vai além de criar um perfil ou uma página no Facebook, Instagram, LinkedIn, dentre outras redes sociais, e fazer publicações ao longo do mês.

A gestão inicia-se com a identificação do comportamento online do seu público, quais redes sociais eles mais consomem, que tipo de conteúdo gostam de ver e o que esperam encontrar da sua marca em cada rede. 

A partir desta análise, planejar o conteúdo considerando as particularidades de cada mídia, em quais momentos do dia o seu público está mais ativo, e não esquecer que é uma rede social, ou seja, é necessário criar uma conexão com o público como uma via de mão dupla. 

Ouvir, responder e entregar a mensagem que ele espera é fundamental para ter sucesso. 

Como fazer a gestão das redes sociais?

Como mencionado no tópico acima, é fundamental ouvir o que a sua audiência tem a dizer, analisar os conteúdos que gostam de consumir e como estão se relacionando com a sua marca. Um outro fator importante é acompanhar os assuntos que estão sendo mais falados, as tendências que surgem e entender como aproveitá-los. 

Separamos algumas ações que fazem muita diferença na gestão:

1) Constância!

Cada vez mais o alcance orgânico (não pago) das publicações é menor, e quem não é visto, não é lembrado. 

2) Respeitar os objetivos de cada rede!

O assunto, formato, linguagem e intenção dos conteúdos variam mais ou menos entre as redes sociais, mas dificilmente será o mesmo. Por exemplo, quem acessa o Instagram normalmente está em um momento de lazer, querendo acompanhar como foi o dia dos amigos e consumir conteúdos mais leves e descontraídos. Poderíamos interpretar da mesma forma o comportamento de quem acessa o LinkedIn? Provavelmente não.

3) Relevância!

A quantidade de conteúdos na internet está infinitamente maior do que há 5 anos atrás, por exemplo. E a tendência é só aumentar, sendo necessário cada vez mais ser autêntico e verdadeiramente relevante para ter resultado.

4) Atrair a atenção!

A competição pela atenção dos usuários nas redes sociais está cada dia mais dura (share of attention). O comportamento padrão é rolar a tela do celular em uma velocidade cada vez maior, parando para visualizar apenas os conteúdos que realmente despertam a atenção. 

5) Reavaliar constantemente a estratégia!

De nada adianta definir uma estratégia e planejar seus conteúdos se não houver uma análise do que está funcionando e o que poderia ser melhor. Dificilmente acertará de primeira. No fim das contas, será necessário testar diversas vezes até conhecer profundamente o seu público, criar uma conexão e atingir seus objetivos.

6) Dedicação

Fazer a gestão das redes sociais não é uma tarefa simples. Exige muita dedicação, planejamento, análises, testes e, claro, paciência.

Qual é a importância do gerenciamento de mídias sociais?

O conceito de “offline” e “online” está cada ano mais distante da realidade. Não é de hoje que esses dois “mundos” se conectam. Além disso, os consumidores estão em busca de marcas que se comuniquem de forma próxima e verdadeira. Se não houver essa comunicação nos canais em que o público mais está disposto a ter, quais outras opções sobrariam? 

Por que contratar uma agência de marketing digital ou Social Media?

Fazer a gestão das redes sociais não é tão simples quanto possa parecer. Além de exigir dedicação e capacidade de análise, o resultado não é imediato. 

Cada segmento, público e negócio se comporta de uma forma, então não existe uma “fórmula mágica”. Os testes são fundamentais para entender o que funciona, e nesse caso, contratar um profissional encurta significativamente este caminho, atingindo os objetivos e gerando resultados muito mais rápido.

Para isso, conte com a gente! Juntos, entenderemos como podemos te ajudar.