Programação

Criação de site: vale a pena? Como criar um site profissional?

Uma marca sem um site não é vista e muito menos lembrada. Construir um site e estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial, é imprescindível para se relacionar com clientes e ser conhecida por potenciais clientes.

Por que é importante ter um site?

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos com o avanço da tecnologia e da conectividade. Hoje em dia, para conhecer uma marca e informa-se sobre seus produtos ou serviços, não é mais necessário se deslocar até o seu ponto físico ou entrar em contato por e-mail ou telefone. 

O consumidor de hoje consulta tudo online, seja nas redes sociais, no Google ou no site da empresa. Ou seja, a importância de se ter um site nos tempos de hoje é equivalente a ter um catálogo físico de produtos para uma equipe de vendas, ou ainda, ter um espaço físico para receber clientes e efetuar as vendas. 

Como é o processo de criação de um site?

Primeiro passo

O primeiro passo é ter clareza sobre a identidade da marca, seus diferenciais, posicionamento e, por último mas não menos importante, ter conhecimento sobre a jornada de compra do seu potencial cliente e como atender às suas necessidades em todas as etapas.

Segundo passo

Tendo clareza sobre esses pontos, o segundo passo é identificar o que lhe vem à cabeça quando imagina o site da sua marca. Visualmente, como seria? Buscar referências nesse momento é ideal para clarear suas ideias e conseguir entender, visualmente e estruturalmente, qual seria o modelo ideal. 

Existem diversos temas prontos e adaptáveis nas principais plataformas, tanto pagos quanto gratuitos. Seria este o caminho? Ou o ideal seria criar um modelo próprio e, desta forma, exclusivo?

Terceiro passo

Definido o modelo, é o momento de pensar no conteúdo do seu site. Esta é uma etapa mais longa, visto que existem alguns itens a serem considerados.

Por exemplo, quais produtos ou serviços serão divulgados e como eles serão divididos? Serão agrupados por categoria ou individualmente? Quais informações serão disponibilizadas em cada página? Quais serão as páginas do site e os respectivos conteúdos? Será criado um blog ou uma página de notícias? Se sim, quais serão os primeiros conteúdos? Ou seja, planejar todo tipo de conteúdo (texto, imagens, arquivos, etc.) que será disponibilizado no seu site. 

Feito isto, é hora de tirar do papel e criar o site da forma como planejou.

Quanto tempo leva para desenvolver um site?

O prazo para criação de site varia muito, a depender da complexidade, funcionalidades, páginas, conteúdos e aspectos humanos também. O site será feito internamente ou uma agência especializada será contratada? Como será o fluxo de aprovação dos conteúdos? Os conteúdos estarão prontos ou serão desenvolvidos antes de iniciar a construção do site? 

O mais importante nesta fase é organizar todas as informações e definir um prazo para cada etapa, incluindo o tempo de aprovação para cada entrega. Estruturar um cronograma com entregas e prazos bem definidos fará com que o site seja entregue mais rápido. 

Apesar do prazo de entrega variar bastante, em média, é possível construir um site do zero e publicá-lo em até 60 dias.

O que precisa para criar um site?

1 - Definir o modelo ou tema do site

Como mencionado anteriormente, existem diversos temas prontos nas principais plataformas de criação de site, tanto gratuitos quanto pagos. Uma outra opção é desenvolver um tema do zero, exclusivo. Neste último caso, é mais trabalhoso e demanda mais recursos, porém vale a pena caso tenha uma necessidade específica ou queira construir um modelo único para a sua marca. 

2 – Contratação de domínio e hospedagem

O domínio de um site é o nome que aparece depois do “www”. Por exemplo, se o endereço de um site é www.loja.com.br, “loja.com.br” é o seu domínio. Este domínio precisa ser registrado e está sujeito a disponibilidade. Ou seja, se já existir um site com o domínio que você queira utilizar, será necessário escolher um outro. O registro do domínio pode ser feito junto com a hospedagem ou separado. 

A hospedagem, como o próprio nome já diz, é onde o seu site ficará hospedado. Através da hospedagem, todos os arquivos do seu site ficarão armazenados em um servidor, o que possibilita seu site ser acessado em tempo integral em qualquer lugar do mundo. 

3 – Definição da plataforma ou ferramenta de criação de site

Existem inúmeras plataformas e ferramentas de criação de site, tanto gratuitas quanto pagas. A escolha deve ser pela ferramenta que atenderá melhor sua necessidade, inclusive financeira. 

Por exemplo, caso você esteja criando uma loja virtual, considere as plataformas específicas para e-commerce. Se a sua equipe não tiver muito conhecimento em programação, a facilidade de desenvolvimento deve ser levada em consideração. Em necessidades mais específicas, é imprescindível verificar se a ferramenta suporta a linguagem de programação que será utilizada.

4 – Especialista

Independente da categoria do seu negócio, é fundamental ter um especialista acompanhando o desenvolvimento. Desenvolver um site não é uma tarefa simples e muitos obstáculos podem ser encontrados pelo caminho. Investir horas de uma equipe que não possui os conhecimentos necessários pode prejudicar bastante o negócio, além de ser impensável a possibilidade de perder tudo o que foi criado por um problema que não foi possível resolver, né?

Na betezê temos uma equipe de especialistas dedicada para entender as necessidades do seu negócio, e juntos com a sua equipe, desenvolvermos um site que seja exatamente da forma que foi planejado.