fbpx

beteze.com.br

btz@beteze.com.br
19 99927-2921

Performance

Como fazer prospecção de vendas pela internet?

Prospecção digital refere-se à busca de informações importantes de potenciais clientes para que haja uma abordagem de vendas personalizada, aumentando consideravelmente a aquisição de novos clientes.

Com o mundo cada vez mais conectado, as possibilidades para prospecção de novos clientes se expandem. Novas estratégias surgem com o Marketing Digital e a aquisição de clientes pela internet não só torna-se completamente viável, como também aumenta consideravelmente as vendas se compararmos com o modelo de prospecção de vendas tradicional.

No meio digital, a quantidade de dados disponíveis é imensurável, o que permite encontrar facilmente informações valiosas de potenciais clientes que pelo meios tradicionais (offline) precisariam ser descobertas manualmente.

Além disso, esses dados possibilitam uma segmentação de público assertiva e consequentemente uma abordagem eficaz sem gastar muito tempo ou dinheiro, otimizando desta forma os recursos humanos (equipe de vendas) e escalando os resultados.

Em termos práticos, prospecção digital refere-se à busca de informações importantes de potenciais clientes para que haja uma abordagem de vendas personalizada, aumentando a aquisição de novos clientes.

Como fazer prospecção de vendas pela internet

Existem diversas estratégias de prospecção de clientes pela internet, como por exemplo, através de Google Ads, Social Ads, SEO e Inbound Marketing.

No caso de prospecção B2B, ou seja, empresas que tenham como público-alvo empresas, existem ainda outras estratégias. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa tenha uma lista de empresas-alvo que gostaria de abordar, mas não sabe ao menos quem é a pessoa certa para contatar.

No digital, é possível não só descobrir quem é essa pessoa como também o seu endereço de e-mail e direcionar os esforços para a abordagem de vendas ao invés de investir tempo e energia em encontrar esse contato.

Outra possibilidade é buscar por empresas de determinados segmentos, cargos específicos, e até mesmo fazer uma busca por CNAE.

Este tipo de estratégia é comumente chamada de Outbound Marketing pelo mercado de Marketing Digital.

O que é Outbound Marketing?

O termo Outbound Marketing, em tradução direta, significa “Marketing Externo” e pode ser interpretado como “Marketing de Saída”.

O Outbound Marketing também é conhecido como “Marketing Tradicional” e refere-se à prospecção ativa com o objetivo de captar novos clientes através da oferta de produtos ou serviços.

Como funciona o Outbound Marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, ou “Marketing de Atração”, onde os potenciais clientes buscam pela empresa, no Outbound Marketing a abordagem é feita pela empresa através de uma cadência ou fluxo de e-mails configurado por meio da automação de marketing.

Com uma lista de potenciais clientes definida após a captura dos endereços de e-mails, que pode ser feita por ferramentas que possibilitam a busca por cargo, segmento de empresa, nome da empresa, dentre outros, é planejada e estruturada a abordagem de vendas.

A abordagem de vendas deve ser a mais natural e menos invasiva possível, por isso, a sequência ou fluxo de e-mails.

Agência de Marketing Digital especialista em Outbound Marketing

Uma agência com experiência em estratégias de Outbound Marketing poderá te auxiliar do começo ao fim. Ou seja, desde o entendimento da segmentação do público, captura de contatos, estruturação das campanhas até o planejamento do apelo de vendas.

Entretanto, justamente por existirem várias possibilidades, é importante escolher uma agência de marketing que mergulhe a fundo no seu negócio e realmente entenda as suas necessidades, além claro, de ter vasto conhecimento neste tipo de solução e possuir as ferramentas certas para construir uma campanha de sucesso.

Para isso, conte com a gente. Juntos, entenderemos como podemos te ajudar!