O termo “SEO” é a sigla de Search Engine Optimization. Em português, Otimização para Motores de Busca. Mas o que isso significa na prática?  

Os motores de busca são as ferramentas utilizadas para fazer pesquisas na internet, sendo o Google (mais de 90% do total de buscas), Bing e Yahoo as principais. Ou seja, quando falamos de SEO estamos nos referindo à otimização (adaptação) do site para que os motores de busca consigam ler e compreender a estrutura e o conteúdo tão bem quanto os seus usuários. 

Isso acontece porque as ferramentas possuem “robôs” (bots) para acessar, ler, compreender e analisar todos os sites que existem, mas diferente dos usuários, esses bots conseguem ler apenas os códigos do site. 

Quando produzimos um texto, buscamos deixá-lo o mais claro possível, certo? Separamos o conteúdo por títulos e subtítulos, inserimos imagens para exemplificar ou ilustrar, e assim por diante. 

Nesse sentido, se também não deixarmos claro para os bots através do código do site, por exemplo, qual é o nível de importância de cada conteúdo e do que se trata a imagem, eles simplesmente não conseguirão entender. Essa é a principal função do SEO.

Para que serve o SEO?

Como mencionado acima, os bots precisam entender todos os conteúdos do site de forma clara, caso contrário, como eles poderiam elencar o seu conteúdo como o melhor para atender à busca de um usuário? E se não for possível posicionar o seu conteúdo entre os primeiros resultados de pesquisa, a chance do seu site aparecer para qualquer busca é próximo de zero. 

Então de forma prática, o objetivo do SEO é garantir que o seu conteúdo seja o melhor para atender a necessidade de uma determinada busca e que esteja bem posicionado nos motores de busca, sendo que este último depende de alguns fatores que serão citados abaixo, mas principalmente, de ter um código limpo, organizado e que traduza perfeitamente para os bots o que o usuário é capaz de enxergar.

Quais são os fatores de ranqueamento do Google?

Considerando que o Google concentra mais de 90% de todas as pesquisas feitas na internet, é essencial levarmos em consideração os seus principais fatores de posicionamento e assim trabalhar a otimização de sites. 

No entanto, é importante entender que o Google não divulga tudo o que o seu algoritmo considera para ranqueamento, o que é totalmente compreensível, visto que o principal objetivo é que o usuário tenha a melhor resposta para a sua dúvida ou encontre exatamente o que está buscando. 

Nesse sentido, caso o Google comunicasse o seu “segredo”, bastava otimizar os sites considerando todos os requisitos para estar nas primeiras posições, o que tornaria a experiência do usuário totalmente frustrante, né? 

Dito isso, abaixo apresentaremos alguns, dentre vários fatores de ranqueamento já divulgados pelo Google ou testados por profissionais, não necessariamente em ordem de prioridade:

  1. Idade do domínio;
  2. Velocidade de carregamento das páginas;
  3. Mobile-friendly (experiência positiva no mobile);
  4. Links quebrados e íntegros;
  5. Erros de código;
  6. Palavra-chave na tag de título
  7. Palavra-chave na meta descrição;
  8. Palavra-chave nas tags H1, H2 e H3;
  9. Profundidade do conteúdo;
  10. Comprimento do conteúdo;
  11. Originalidade do conteúdo;
  12. Relevância e frequência das atualizações;
  13. Qualidade e quantidade dos links internos e externos;
  14. Usabilidade do site;
  15. Certificado SSL e protocolo HTTPS.

Como fazer SEO de verdade para posicionamento nos buscadores?

Trabalhar o SEO para ranquear melhor o seu site para palavras-chave importantes do seu negócio está longe de ser algo simples. 

Com base nas divulgações que o próprio Google faz sobre o que o seu algoritmo considera importante para posicionamento e nas conclusões que os profissionais de SEO chegam através de inúmeros testes, é possível ter um norte e entender o que é preciso adaptar no seu site.

Mas tem algo importantíssimo que ainda não mencionamos…

Mensalmente, e por vezes mais de uma vez ao mês, o algoritmo do Google sofre alterações. Ou seja, passa a considerar ou desconsiderar determinados fatores que antes eram importantes, ou  alterar o nível de importância. Isso interfere diretamente no posicionamento dos sites. 

Exemplo prático de SEO

Na prática, vamos supor que o seu site está entre as primeiras posições para a palavra-chave “marketing digital” e 30% do seu tráfego vem através desta palavra-chave. 

Então, em um belo dia, o Google comunica uma atualização do seu algoritmo em que a partir daquele momento os sites que tiverem imagens no conteúdo serão melhor ranqueados e terão mais chances de aparecer nas primeiras posições em relação aos que não possuem nenhuma imagem. 

E, adivinha, a página do seu site que estava ranqueando para “marketing digital” e trazendo 30% de todo o tráfego do seu site não possui nenhuma imagem! Do dia para a noite, você perde o posicionamento daquela palavra-chave que levou tanto tempo para ranquear e o tráfego do seu site sofre uma queda de 30%! 

Pois é, isso é mais comum do que possa parecer. 

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O trabalho de SEO não gera retorno imediato, pelo contrário, leva meses e às vezes anos para gerar o resultado esperado. Por isso, ter um especialista que entende muito do assunto, possui capacidade de análise e tempo para se dedicar e acompanhar de perto, dia a dia, as movimentações e novidades do mercado, é imprescindível.

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