O conceito de automação de marketing é tornar automática alguma ação que seja consequência de uma estratégia de marketing ou automatizar a própria estratégia de marketing.
Em termos práticos, a automação de marketing é a utilização de tecnologia para tornar mais assertivo algum resultado, simplificar um processo ou conseguir atender de forma instantânea uma necessidade ou expectativa de um cliente ou de um potencial cliente, por exemplo.
Como funciona a automação de marketing?
Digamos que você tenha uma página no seu site dedicada para o preenchimento de um formulário de contato ou solicitação de um orçamento. No momento em que um usuário preenche o formulário, ele cria uma expectativa de receber uma resposta, certo?
Quanto mais o tempo passa, maior é a chance dele voltar para os seus afazeres e direcionar a atenção para outra necessidade. É possível ainda que ele até se esqueça da sua empresa em alguns dias.
Por outro lado, o responsável por atender essa solicitação possui outras demandas e nem sempre conseguirá responder instantaneamente.
Como a automação de marketing poderia ser útil neste caso?
Exemplo de automação de marketing
É possível integrar o formulário de contato com alguma ferramenta de automação de marketing e configurar uma resposta automática, mas personalizada, a cada preenchimento de formulário. Desta forma, o seu potencial cliente receberá uma primeira resposta em poucos instantes.
Agora, nem sempre os leads que chegam através de um formulário são qualificados, né? E se uma ferramenta fizesse um primeiro trabalho de qualificar esses leads?
Vamos imaginar que os leads que mais interessam para a sua equipe comercial sejam os que procuram por determinado serviço ou produto, ou que estejam em uma determinada localidade, ou ainda que tenham mais de 100 funcionários.
Estes leads são prioritários e a sua equipe comercial deve entrar em contato o mais rápido possível. Uma estratégia de automação de marketing poderia, por exemplo, categorizar os leads e enviar AUTOMATICAMENTE para a sua equipe comercial apenas os leads que estejam dentro da regra estabelecida.
E os leads que não atendem esses requisitos, ficariam sem resposta? Não! Também é possível criar um fluxo de automação de marketing para que esse lead receba conteúdos específicos até estar pronto para a sua equipe comercial entrar em contato.
O que é um fluxo de automação de marketing?
Um fluxo de automação de marketing, como o próprio nome já diz, é um “caminho” a ser percorrido, com direção, tempo e velocidade certa. Para cada negócio existem inúmeras opções de fluxos de automação, e alguns fatores podem ser determinantes para a escolha, como por exemplo:
- Necessidade dos atuais clientes;
- Expectativa dos potenciais clientes;
- Tempo e energia da sua equipe;
- Recuperação de clientes desengajados;
- Aquisição de novos clientes;
- Dentre vários outros.
Retomando o exemplo acima, os fluxos de automação básicos, mas extremamente eficazes, poderiam ser:
Agência de Automação de Marketing
Fez sentido para o seu negócio essa estratégia? Neste caso, a experiência de uma agência de automação de marketing trará robustez e inteligência para a estratégia através de um bom planejamento, as melhores ferramentas do mercado, uma configuração precisa e conteúdos de alta qualidade para aumentar significativamente os seus resultados.
Para isso, conte com a gente. Juntos, entenderemos como podemos te ajudar!
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